Heart Sutra: monge Yogetsu Akasaka combina ritmos de beatbox com cantos budistas tradicionais
Foi com surpresa que Yogetsu Akasaka, monge japonês zen-budista de 37 anos, viu o seu video “Heart Sutra Live Looping Remix”, lançado em Maio último, tornar-se viral nas plataformas digitais. Apenas no You Tube já tem mais de dois milhões de visualizações.
Em “Heart Sutra Live Looping Remix”, Yogetsu Akasaka combina sons e samples de beatbox enquanto canta diversos sutras e escrituras budistas tradicionais. A escolha de “Heart Sutra” (o “Sutra do Coração” é um dos sutras mais conhecidos e populares dos cantos tradicionais) teve como objectivo, para Yogetsu Akasaka, ajudar a “diminuír a ansiedade e o sofrimento” que hoje se vive.
Antes de se tornar monge, em 2015, Akasaka já era conhecido nos meios musicais nipónicos. Foi em 2009 que começou a combinar beatbox com melodias vocais incluindo, desde então cantos budistas no seu repertório . No ano passado Akasaka foi uma das figuras em destaque no Techno Hosho, um festival anual que inclui uma secção, o Chokaigi, dedicada ao cruzamento de sonoridades tecno com canticos budistas.