Fundada em 2014, por Bren Smith, a Greenwave criou um sistema inovador para o cultivo vertical de marisco e algas marinhas.
Através de sensores, o sistema permite a recolha de dados, em tempo real, sobre o desenvolvimento do cultivo, funcionando também como uma “floresta tropical” no oceano, que permite às algas captar carbono e azoto, convertendo CO2 em oxigénio.
Esta solução é já considerada uma das alternativas mais sustentáveis para a produção de alimentos ricos em proteína. Mas para além de ser uma alternativa alimentar para humanos e animais, está também a ser utilizada para a produção de fertilizantes, de bioplásticos e de biocombustível.
A GreenWave disponibiliza esta solução inovadora em open-source, apoiando futuros empreendedores no lançamento dos seus próprios sistemas de cultivo, e tem como meta ajudar a criar de mais de 10 mil sistemas de cultivo vertical. Para isso, desenvolveu uma plataforma aberta que dá acesso a formações online e workshops e que junta a comunidade de empreendedores, investigadores, retalhistas e investidores.
A GreenWave integrou a lista dos 25 projectos mais inovadores de 2017 da revista norte-americana TIME.