O primeiro “Garbage Cafe” a abrir portas na Índia foi inaugurado no final do passado mês de Julho na cidade de Ambikapur, na região de Chhattisgarh. Embora este “Garbage Cafe” se inspire em modelos semelhantes que já existem em vários países, o que o diferencia é o facto do plástico com o qual as pessoas “pagam” as suas refeições ter como destino final – depois de reciclado – o asfaltamento de ruas e estradas na municipalidade.
De acordo com Ajay Tirkey, o presidente da Câmara de Ambikapur, o objectivo do projecto é “reduzir tanto a fome quanto os resíduos plásticos na cidade. Quem trouxer um quilo de plástico poderá comer, gratuitamente, uma refeição completa. Com meio quilo, o pequeno almoço da manhã”.
A cidade tem, já há alguns anos, um programa de colecta de resíduos sólidos, mas esta nova iniciativa, na qual foi investida a modesta soma de 7 mil dólares, tem um objectivo mais ambicioso pois o plástico reciclado deverá ajudar a asfaltar as estradas da região. O Governo indiano lançou, aliás, um plano que aposta no uso do plástico reciclado para a pavimentação urbana.
DE acordo com os especialistas, as estradas que usam matéria plástica reciclada na sua composição duram três vezes mais que as convencionais e exigem muito menos manutenção.