A galeria moçambicana Arte d’ Gema é uma das 45 galerias que vai participar na 11ª edição da FNB Joburg Art Fair, em Joanesburgo, que irá decorrer de 7 a 9 de Setembro.
Os artistas que a Arte d’ Gema vai levar à FNB Joburg Art Fair são: Filipe Branquinho, Gonçalo Mabunda, Gemuce, Mauro Pinto e Lourenço Pinto.
As galerias presentes na FNB Joburg Art Fair vêm sobretudo de África, da Europa e dos Estados Unidos. Na sessão de apresentação da edição de 2018, os responsáveis enfatizaram a forte participação das galerias do continente africano dando especial destaque às participações de Angola, Etiópia, Gana, Moçambique, Namibia, Nigéria, África do Sul, Uganda e Zimbabwe.
Depois da sua participação, em 2017, na edição de Londres da 1:54 – actualmente a maior e mais importante feira de arte contemporânea de África – a Arte d’ Gema volta a apostar na internacionalização da arte contemporânea de Moçambique.
De Angola participam a ELA – Espaço Luanda Arte, a MOV’ART e a This is Not a White Cube.
Na sessão de apresentação do programa da FNB Joburg Art Fair foi anunciado que o vencedor do FNB Art Prize deste ano foi o sul-africano Haroon Gunn-Salie.
(Imagem do topo da página: Senzenina – obra de Haroon Gunn-Salie)