Francis Kéré galardoado com a Medalha de Arquitectura de 2021 da Fundação Thomas Jefferson
O arquitecto Francis Kéré, acaba de ser galardoado com a Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson de 2021.
Nascido em 1965 no Burkina Faso, Francis Kéré mudou-se para a Alemanha em 1985 graduando-se como arquitecto pela Universidade Técnica de Berlim em 2004. Desde então, Kéré tem se dedicado ao desenvolvimento de projectos humanitários e sustentáveis ao redor do mundo.
O seu primeiro projecto, desenvolvido e construído de forma cooperativa na sua cidade natal no Burkina Faso, acabou sendo premiado com o prestigioso Prêmio Aga Khan de Arquitectura no ano de 2004. Poucos anos depois, Francis Kéré tornou-se um dos arquitectos mais reconhecidos mundialmente, tendo sido premiado em inúmeras ocasiões.
Entre os projectos mais notáveis do arquitecto encontram-se a Assembleia Nacional do Burkina Faso, em Ouagadougou, a Escola Secundária Lycée Schorge em Koudougou, também no Burkina Faso, o Serpentine Pavilion de 2017 em Londres, os pavilhões de 2016 e 2018 na Bienal de Arquitetura de Veneza e o Pavilhão Xilema, inaugurado no ano de 2019.
Além de projectos de arquitetura, Kéré também participou em importantes exposições de arquitectura ao longo dos últimos anos, entre elas “Small Scale, Big Change: New Architectures of Social Engagement”, realizada no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 2010, “AFRICA: Architecture, Culture and Identity,” apresentada no Museu de Arte Moderna da Louisiana em 2015, e “Sensing Spaces,” aberta ao público na Royal Academy de Londres no ano de 2014.