A primeira impressão que se tem quando se olha para as fotografias de Christy Lee Rogers incluídas na série “Harmony”, e que lhe deram o primeiro lugar na secção “Movimento” do Sony World Photography Award 2019, é de que se tratam de pinturas a óleo do período barroco, parecendo remeter directamente para as obras de Caravaggio e Rubens.
Na verdade, a série “Harmony”, que faz parte de um projecto mais amplo que Christy Lee Rogers intitulou “Muses” e tem sido objecto de várias exposições internacionais, é composta por um conjunto de fotografias subaquáticas, uma área em que a fotógrafa se especializou.
Mas, ao contrário do que é mais comum encontrar neste tipo de abordagem, os trabalhos de Christy Lee Rogers exibem coreografias complexas e uma elaborada paleta de cores que são resultado de longos e meticulosos estudos prévios. Na sua apreciação, o júri considerou que a fluidez e o movimento que sobressaem das imagens de Christy Lee Rogers na série “Harmony” fazem lembrar os frescos da Capela Sistina.
As fotografias agora premiadas foram tiradas no Hawai.