Fotógrafa sul-africana Nontsikelelo Veleko participa no Festival Européen de la Photo de Nu
A 19ª edição do Festival Européen de la Photo de Nu, iniciou-se no passado dia 4, em Arles (França), e terminará no próximo dia 12 de Maio.
Criado em 2001 por Bruno Rédarès et Bernard Minier, o Festival Européen de la Photo de Nu é considerado uma das mais singulares manifestações culturais no domínio da fotografia do nu e, de uma forma mais ampla, do corpo, em toda a Europa.
O Festival, que inclui numerosas exposições, workshops e debates, contará este ano com a participação da fotógrafa sul-africana Nontsikelelo Veleko.
O trabalho de Nontsikelelo Veleko tem sido internacionalmente reconhecido pela sua abordagem da identidade negra e das problemáticas urbanas na África do Sul pós-apartheid.
Nontsikelelo Veleko estudou no Market Theatre Photo Workshop (1999–2004), uma organização criada por David Goldblatt.
Em 2006, a fotógrafa participou na exposição colectiva “Snap Judgments: New Positions in Contemporary African Photography” no International Center of Photography em Nova Iorque. A série que aí apresentou, Beauty is in the Eye of the Beholder, deu início a uma carreira marcada por várias exposições – uma das quais no Armory Show , nos Estados Unidos, em 2009, e colaborações com diversas publicações internacionais.
Nontsikelelo Veleko vive em Joanesburgo e é representada pela Goodman Gallery.