``Five Fingers for Marseilles``: um ``western`` na África do Sul pós-apartheid no Ciclo de Cinema MFF 2018
“Five Fingers for Marseille”, realizado por Michael Matthews, encerra o Ciclo de Cinema MFF 2018. O filme vai ser exibido na sala da Mahla Filmes (Av. Mao Tse Tung, nº 911) no no dia 20 de Outubro pelas 18h.
Embora esteticamente o filme remeta, desde as primeiras imagens, para os “westerns” de Sergio Leone, a localização da acção na pequena localidade abandonada e fantasmática de Railway, perto de Marseilles, na África do Sul, mergulha-nos, de imediato num contexto dramático totalmente distinto daquele que define os filmes do famoso realizador italiano.
A história gira em torno de Tau, um dos membros do gangue “Five Fingers”, o qual, depois de uma ausência de vinte anos (obrigado a fugir por ter morto dois polícias), regressa a Railway depois do fim do apartheid. Ao regressar, Tau descobre que os seus amigos deixaram de ser os “rebeldes” de “Five Fingers” e se tornaram políticos, polícias, etc. “Five Fingers for Marseille” funciona, deste modo, como uma metáfora para criticar a actual situação política na África do Sul.
Michael Matthews é um realizador sul-africano baseado em Cape Town. A sua filmografia inclui, entre outros projectos interessantes, o filme “Apocalypse Now Now”.