A edição de 2020 do festival Afrikamera, que decorreu online de 17 a 22 de Novembro, tomou como ponto de partida os vários movimentos que, em anos recentes, da Argélia ao Senegal, do Burkina Faso à República Democrática do Congo e da Tunísia à Nigéria, têm vindo a dar corpo a uma revolta social e política contra as formas autoritárias e corruptas de governo que continuam a dominar muitas das sociedades do continente para lançar, através dos filmes seleccionados, uma reflexão sobre o futuro.
O tema do festival – “Urban Africa, Urban Movies: Politics & Revolution” – assinalou também o início de um ciclo que se irá prolongar pelas próximas edições e cujos temas já estão definidos: Youth & Youth Cultures” (2021), “Migration and Diaspora” (2022) e “Future & Utopias” (2023).
O Festival veio marcar também o lançamento do projecto Cinema Spaces Network cujo objectivo é contribuír para uma redesenho das formas, práticas e modelos de distribuição do cinema no continente. O debate de lançamento do projecto pode ser visto, desde já, aqui.
Para aceder ao programa completo do Festival, ver aqui.
Entre os filmes apresentados, destacamos: