Fernando Mendes reflecte sobre os novos ``nómadas digitais`` na conferência do MFF 2019
Licenciado em gestão pela Universidade Católica Portuguesa e fundador da rede de espaços de co-work CoWork Lab (em Portugal e, desde 2012, em Moçambique), Fernando Mendes reflecte na apresentação que irá fazer na conferência do MFF -intitulada O Mundo é Remoto – “sobre a forma como a internet e as tecnologias móveis possibilitaram a emergência de novas formas de trabalhar instituindo, nomeadamente, uma diversidade de modalidades de “trabalho remoto” ou “à distância”.
Segundo Fernando Mendes,”esta alteração de paradigma levou, entre outros aspectos, ao surgimento do fenómeno conhecido por “nómadas digitais”, isto é, de indvíduos que, por dependerem, exclusivamente, de uma boa ligação à internet optam por um estilo de vida “nómada”, isto é, em mobilidade permanente. Esta nova realidade tem tido um impacto significativo em várias áreas como na do turismo ou no aparecimento dos chamados espaços de “co-work”.”
Os principais tópicos abordados nesta apresentação serão:
– A crescente tendência do trabalho remoto e as novas, e as velhas, profissões que lhe estão associadas
– O que procura e o que motiva um nómada digital?
– O panorama actual dos países mais procurados e o papel de África nesse contexto
– A oportunidade e o desafio para Moçambique
Para mais informação sobre a conferência do MFF 2019 ver aqui.
A entrada na conferência é livre e gratuita. Dado o número limitado de lugares é necessário fazer inscrição prévia aqui.