Fendika: centro cultural independente etíope distinguido com o Prince Claus Award 2020
O centro cultural independente Fendika, em Addis Ababa, na Etiópia, foi um dos distinguidos com o prestigiado Prince Claus Award atribuído todos os anos pelo Prince Claus Fund for Culture and Development.
Criado na década de 90, o Fendika tornou-se, ao longo dos anos, num dos espaços mais vibrantes da capital etíope. Dispondo de uma área para espectáculos ao vivo, uma galeria e uma zona de bar e restauração, o Fendika ganhou uma nova dinâmica a partir de 2008 com a entrada do músico e coreógrafo Melaku Belay para a sua direcção.
Considerado como um “catalisador”, de características únicas, no cruzamento das linguagens tradicionais com as expressões criativas contemporâneas, o Prémio realça o seu empenho no desenvolvimento da cena artística local bem como na criação de parcerias internacionais.
O Prémio sublinha ainda o dinamismo da Ethiocolor Traditional Band, a banda residente do Fendika, que desde 2009 se projectou numa carreira internacional com espectáculos na Europa e nos Estados Unidos