O Facebook anunciou na semana passada a criação de uma moeda digital própria. Chamada libra (sem nenhuma ligação com a moeda britânica), a moeda deverá entrar no mercado a partir de 2020, permitindo transacções e transferências monetárias dentro das plataformas da empresa, incluindo o WhatsApp e o Facebook Messenger.
A moeda será da responsabilidade de uma nova subsidiária do grupo, a Calibra, que tem como objectivo oferecer serviços financeiros, sendo que a moeda estará assente na tecnologia Blockchain (pode ler aqui o comunicado de lançamento da Calibra).
Afirmando que depois do próximo passo, actualmente em desenvolvimento, da “Internet das Coisas”, que ligará todo o tipo de objectos e produtos, a fase seguinte será a da “Internet do Dinheiro”, algo que vem ao encontro do que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, disse recentemente: “deverá ser tão fácil enviar dinheiro pela rede como é hoje enviar uma foto”.
No documento de apresentação do projecto, o Facebook afirma que um dos principais objectivos desta nova moeda será facilitar a troca de dinheiro no mundo em desenvolvimento onde 1,7 biliões de pessoas não têm conta bancária.
Para mais informação sobre as várias componentes deste projecto leia aqui.