Exposição sobre Mohamed Melehi pioneiro do modernismo árabe abre em Setembro no MACAAL
“New Waves: Mohamed Melehi and the Casablanca Art School Archives” é o título da exposição que o MACAAL (Musée d’Art Contemporain Africain Al Maaden), em Marrakech (Marrocos), vai inaugurar no próximo dia 21 de Setembro e que estará aberta. ao público até 5 de Janeiro de 2020.
Com curadoria de Morad Montazami e Madeleine de Colnet, a exposição constitui a primeira grande retrospectiva da obra de Mohamed Melehi, considerado um dos pioneiros da arte moderna árabe. Pintor, fotógrafo, designer, professor e activista cultural, Mohamed Melehi (nascido em 1936) teve, juntamente com Farid Belkahia, Mohammed Chabâa, Bert Flint et Toni Maraini, um papel fundamental, sobretudo a partir dos finais da década de 60, na criação de uma linguagem visual que fundiu os elementos da cultura tradicional marroquina com a estética vanguardista contemporânea.
Mohamed Melehi na praça Jemaa-el-Fnaa (Marrakech) onde, em 1969, teve lugar a histórica exposição “Présence Plastique”
A exposição está dividida em 3 partes: na primeira (1957-1964), acompanhamos a fase em que Mohamed Melehi circula entre Roma (onde é um dos primeiros artistas do continente africano a expôr em galerias de vanguarda como a Galleria Trastevere.) e Nova Iorque (onde participa na exposição Hard Edge and Geometric Painting no MoMA); na segunda parte (1964-1978), retraça-se o regresso de Mohamed Melehi a Marrocos e o início da aventura modernista no país; na terceira parte (anos 80), a exposição debruça-se sobre a síntese que se reflecte na sua obra integrando as diferentes componentes que marcaram o seu percurso.
Para uma leitura mais aprofundada da obra de Mohamed Melehi e da escola de Casablanca veja aqui o texto de Maya Jaggi na “New York Review of Books”.