``Everyday Africa``: um projecto fotográfico para mudar a imagem do continente
Ambos se sentiam, no entanto, desconfortáveis, após tantos anos a reportar e fotografar sobre as inúmeras crises, guerras e genocídios que atravessaram o continente nas últimas décadas, com a repetição dos “clichés” (a miséria, o exotismo, etc.) que continuam a povoar a imprensa internacional quando se trata de “falar de África”.
Durante a viagem à Costa Marfim, ambos decidiram pegar nos seus iPhones e começar a fotografar “tudo”, isto é, como explicaram recentemente à revista “Artsy”, a pobreza, a guerra, o exotismo, etc. existem mas a “realidade” do continente é muito mais diversa e é, precisamente, “aquilo que as pessoas não vêem que faz com que a imagem que lhes chega sobre o continente seja tão incompleta”.
Foi assim que nasceu o projecto “Everyday Africa”, na rede social Instagram. A ideia era alimentar uma plataforma onde fosse possível contar “histórias” a partir do quotidiano das pessoas e de múltiplos ângulos de observação.
Com quase 330.000 seguidores e a colaboração de uma nova geração de fotógrafos africanos, o projecto ganhou uma tal dimensão que surgiu a ideia de passar muito desse material a livro. O resultado é a edição de “Everyday Africa: 30 Photographers Re-Picturing a Continent”
São 250 imagens que querem “mudar a percepção” sobre África. E como há um número crescente de adesões ao projecto é bem possível que este venha a ser apenas o primeiro volume de uma série.