Fundada em Seattle, nos Estados Unidos, a Iunu é uma start-up que desenvolveu um software com inteligência artificial que integra em robôs que fazem a monitorização remota de estufas agrícolas.
Através das imagens captadas pelas câmaras destes robôs, a plataforma da Iunu exibe virtualmente as plantações, permitindo aos agricultores acompanhar à distância o desenvolvimento das plantas, com um elevado nível de detalhe.
Esta visão em tempo real permite a rápida identificação de áreas da plantação que necessitam de tratamento. Os agricultores podem assinalar essas áreas e notificar os colaboradores para fazerem a verificação no terreno. Por exemplo, definindo o tipo de tarefa e a urgência dessa verificação.
O sistema alerta automaticamente se detectar pragas ou doenças nas plantas e pode ser programado para identificar de forma autónoma outras situações.
O software compara também a produtividade entre diferentes variedades de plantas e faz uma previsão de quando poderá ser efectuada a colheita.
Incentivando uma gestão proactiva das plantações, a Iunu permite uma redução na utilização de pesticidas e dos custos de operação.