Estilista Anifa Mvuemba lança colecção através de um ``desfile virtual`` no Instagram
A estilista Anifa Mvuemba tinha previsto lançar a sua nova colecção na edição deste ano da New York Fashion Week. Entretanto, por causa da pandemia, e ao saber do cancelamento do evento, Anifa resolveu produzir uma versão virtual da sua colecção e lançá-la, em Maio passado, no Instagram Live.
A forma original como a “mostra” da colecção foi concebida e realizada deu à estilista de ascendência congolesa, a viver actualmente nos EUA, uma projecção inesperada com múltiplas referências a surgirem nos media (CNN, Fast Company, Independent, etc.) unânimes em considerarem o “evento” como um “acontecimento único” e com potencial para abrir uma nova era na indústria.
Mas para os observadores mais atentos, esta iniciativa de Anifa Mvuemba não foi uma surpresa pois ela tem se destacado por um posicionamento muito particular no contexto da indústria da moda. Quem tem acompanhado a evolução da sua marca, a Hanifa, sabe que Anifa Mvuemba tem investido sobretudo na relação directa com os consumidores através da tecnologia e das redes sociais. E sabe também que, só no ano passado,esta abordagem lhe rendeu mais de um milhão de dólares.