O escritor e editor Mbate Pedro é o único moçambicano a participar na 2ª edição do Festlab – Festival Literário Luso-Afro-Brasileiro.
Com curadoria do escritor angolano José Luís Mendonça e da brasileira Nídia Klein, directora do Centro Cultural Brasil/Angola, o II Festlab vai ter lugar em Luanda de 15 a 18 de Maio próximo.
A proposta é – tomando como ponto de partida a diversidade linguística na comunidade lusófona e de sua representação na produção literária contemporânea – debater o papel da literatura, os processos de mediação e de facilitação do acesso ao livro e o impacto tecnológico no mercado editorial, sempre pelo viés da consolidação do diálogo entre os falantes do português de diferentes gerações.
Segundo os organizadores, “um amplo debate é fundamental para tentar reverter os baixos índices de leitura nos países de língua portuguesa e a retracção do intercâmbio cultural literário, aprofundada pela crise econômica mundial”.
O Festlab vai contar com a participação dos brasileiros Felipe Fortuna, Marta Morais da Costa, Flávia Amparo e Mirna Queiroz. De Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal estarão presentes José Luís Mendonça, Ondjaki, Abraão Vicente, Lopito Feijóo, Hélder Simbad, Antônio Fonseca, Domingas Monte, Orlando Piedade e Maria João Cantinho.