``Escolha as suas fake news``: um jogo para combater a desinformação em África
Criado por Neema Iyer, fundadora e directora da Pollicy, uma organização com sede no Uganda, Choose Your Own Fake News é um jogo que procura ensinar os utilizadores da internet pouco experientes a serem mais críticos quanto às informações que recebem e encontram nos espaços espaços digitais. A promoção e divulgação do jogo tem tido o seu foco principal na região da Áfrical Oriental e a seu desenvolvimento teve o apoio da Mozilla Foundation.
O jogo foi lançado em Abril do ano passado e, embora tenha sido concebido para combater a desinformação e as fake news sob todas as suas formas, acabou por ter um papel relevante no contexto da pandemia do coronavirus: “A desinformação on-line tem consequências off-line reais” – sublinha Neema Iyer – “com falsas curas para o coronavírus e informações enganosas sobre vacinação obrigatória causando medo de modo intencional, tem se tornado cada vez mais difícil identificar o que é verdade e o que não é”.
Em Choose Your Own Fake News os jogadores podem selecionar um entre três personagens: Flora, uma estudante à procura de emprego, Jo, um lojista, ou Aida, uma avó aposentada de 62 anos. Os jogadores analisam notícias, vídeos e posts em redes sociais através do ponto de vista de cada personagem.
À medida que os jogadores vão seguindo as várias decisões dos seus personagens, o jogo fornece informações detalhadas sobre como a desinformação funciona, enfatizando o papel que os indivíduos têm em interceptar informações falsas ou não verificadas antes que se espalhem.