Encontro com Marc Lee no Espaço Criativo 16Neto para reflectir sobre as relações entre arte e tecnologia
O MFF, em colaboração com o Fak’ugesi Festival (Joanesburgo) e em parceria com o Espaço Criativo 16Neto,organiza no próximo dia 28 de Agosto, pelas 18h, uma sessão com o artista suíço Marc Lee que é um dos convidados deste ano do Fak’ugesi Festival (que irá ocorrer de 31 de Agosto a 9 de Setembro). Durante a sessão – intitulada “Arte & Tecnologia: redes sociais, interactividade e espaços virtuais” – Marc Lee irá abordar as relações entre “arte e tecnologia” a partir do seu próprio trabalho.
Marc Lee é uma artista muldisciplinar que vem, desde 1999, a desenvolver um trabalho de primeiro plano no domínio da chamada new media art, através de instalações multimedia interactivas, performances e videos.
10.000 Moving Cities/Marc Lee
Os seus trabalhos mais recentes têm envolvido uma dimensão experimental pioneira no uso das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente, na exploração da internet como plataforma criativa e interactiva, algo especialmente evidente na instalação “10.000 Moving Cities”, uma exposição que tem circulado internacionalmente (Alemanha, Áustria, Coreia do Sul, Egipto, etc.).
Em “10.000 Moving Cities”, os visitantes têm a possibilidade de aceder virtualmente, através de um interface digital, a cidades de todo o planeta e obter textos, imagens, sons e videos em tempo real que são, por seu turno projectadas no espaço ambiente.
A inspiração para “10.000 Moving Cities” surgiu, em parte, da leitura da obra “Não-Lugares”, do antropólogo Marc Augé, que explora a noção de que a globalização e as tecnologias de informação e comunicação fizeram emergir “não-lugares”, isto é, “espaços sem identidade local” mas que, na sua interligação planetária, desenham uma “nova geografia” de relações.
10.000 Moving Cities/Marc Lee
Os trabalhos de Marc Lee têm sido apresentado em museus e festivais um pouco por todo o mundo: ZKM Karlsruhe (Alemanha), New Museum New York (Estados Unidos), Transmediale Berlin (Alemanha), Ars Electronica Linz (Àustria), HMKV Dortmund (Alemanha), HeK Basel (Suíça), Fotomuseum Winterthur, Read_Me Festival Moscow (Rússia), CeC Dehli (India), MoMA Shanghai (China), ICC Tokyo (Japão), Nam June Paik Art Center, Media Art Biennale e MMCA Seoul (Coreia do Sul).
Para além das exposições, Marc Lee tem dado conferências e workshops sobre as relações entre arte e tecnologia. No Fak’ugesi Festival, Marc Lee será o mentor e coordenador da Residência Artística que irá decorrer até 9 de Setembro.