Os emojis são parte essencial da comunicação por texto hoje em dia. Mas poucos sabem de onde surgiu a ideia de transformar emoções em símbolos.
Num livro que irá em breve ser publicado – a previsão de lançamento é Outubro deste ano mas ainda decorre uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter – Jesse Reed e Hamish Smyth contam como surgiram os primeiros emojis.
Emoji é uma palavra japonesa, formada por “e” (imagem) e “moji” (personagem). O seu criador foi o japonês Shigetaka Kurita, que trabalhava, no final dos anos 90, para a NTT DoCoMo, a maior empresa de telecomunicações do país.
Em “Emoji“, Jesse Reed e Hamish Smyth conversam com Shigetaka Kurita que explica como surgiram os primeiros 176 emojis e reflecte sobre a evolução do seu design.
O livro insere-se num processo de reconhecimento dos emojis enquanto forma de arte, algo que se tornou mais claro quando recentemente o MOMA (Museum of Modern Art), de Nova Iorque, decidiu comprar, para a sua colecção, as versões originais dos emojis criadas por Shigetaka Kurita (pode ler aqui e aqui entrevistas com Shigetaka Kurita)