Á medida que mais e mais regiões do mundo são atingidas pela pandemia do coronavirus, restrições à mobilidade são impostas e cidades e países são sujeitos a quarentenas, milhares de instituições artísticas e culturais foram obrigadas a fechar e inúmeros eventos tiveram de ser cancelados.
Perante esta situação, um número crescente de instituições e agentes culturais das mais diversas áreas estão agora a oferecer alternativas “virtuais” online, de acesso livre. Aqui ficam algumas sugestões:
Museus & Galerias
Mais de 2.500 museus`e galerias, a nível mundial, estão agora a disponibilizar “visitas virtuais” aos seus espaços e colecções. Do Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Seoul (Coreia do Sul) ao Museu do Louvre em Paris (França) passando pelo Museu de Arte de São Paulo (Brasil) e o Guggenheim de Nova Iorque (EUA) todos eles podem agora ser visitados. Um bom ponto de partida para estas visitas pode ser através do projecto Arts & Culture do Google.
Para os apreciadores das artes digitais, alguns dos mais importantes museus, como o New Museum, e várias galerias têm propostas interessantes (ver outras sugestões aqui).
Não esquecer que alguns museus disponibilizam também livros para dowload gratuito. É o caso, por exemplo, do Guggenheim que colocou online mais de 200 livros de arte.
Guggenheim Art History Archive
Espectáculos
Muitas instituições que já vinham desenvolvendo uma política de disponibilização dos seus eventos online (mediante pagamento), estão agora a tornar as suas colecções (audio e video) de acesso livre duarnte este periodo.
Por exemplo, a Metropolitan Opera, de Nova Iorque (EUA) e a Ópera de Viena estão a fazê-lo dando acesso livre aos seus arquivos video de espectáculos realizados nos seus espaços. (Para outras sugestões ver aqui).
Inúmeros espectáculos de teatro estão agora também disponíveis em várias plataformas online, músicos como Neil Young têm estado a promover sessões a partir de casa e Bruce Springsteen colocou o seu concerto ‘London Calling: Live In Hyde Park’ no You Tube.
Uma última sugestão: uma visita ao website Internet Archive onde estão disponíveis gratuitament milhares de livros, filmes, documentários, etc.