Duas animações Moçambicanas, Nwavu, the Blind Man de João Graça e Os Pestinhas de Nildo Essá, são finalistas da competição promovida pelo Digital Lab Africa, um programa de incubação para projectos de multimédia em África, ocupando 2 dos 5 lugares disponíveis para a categoria de animação.
A competição é direccionada a indivíduos provenientes da África Subsaariana, com projectos inovadores em 5 categorias: criação web, realidade virtual, jogos video, animação e música digital. Os participantes devem residir nesta região (ou serem naturais de um dos países da região), ter um projecto cuja implementação será feita sobretudo localmente e necessitar de parceiros e/ou apoio financeiro.
Os projectos vencedores, 2 por cada categoria, escolhidos por um Comité de Seleção, serão anunciados no dia 10 de Maio, pelas 16h, em directo no NEXT, Hub de Inovação do Cannes Film Festival Market.
Os vencedores receberão um prémio de 3,000EUR, participarão de um programa de incubação personalizado (para acelerar o desenvolvimento do projecto) e terão ainda o apoio de 2 mentores (um Francês e um da África Subsaariana).
Para além disso, os vencedores terão ainda a oportunidade de participar em “residências” em vários hubs digitais e assistir a uma série de eventos em França e em países da África Subsaariana ligados ao seu sector de actividade.