O documentário “The Sound of Masks” (“A Dança das Máscaras), de Sara Gouveia, vai ter a sua primeira apresentação pública em Moçambique durante o MFF 2019.
Tendo como personagem central Atanásio Nyusi, um contador de histórias e dançarino de Mapiko, o documentário leva-nos através de uma viagem que cruza o limiar entre o real e o imaginário e que entrelaça a política do passado colonial de Moçambique com seu presente.
O documentário, que combina material de arquivo e sequências de dança contemporânea, estreou no final do ano passado no Festival Internacional de Cinema Documental de Amesterdão (Holanda) e tem merecido a atenção da imprensa especializada internacional (leia-se, por exemplo, esta entrevista de Sara Gouveia à revista “Variety”).
Nascida em Portugal mas a viver há vários anos em Cape Town (África do Sul) – onde co-fundou a Lionfish Productions – Sara Gouveia é responsável pela produção e realização de inúmeras curtas-metragens (documentários), campanhas internacionais e videos músicais. O seu documentário “Mama Goema: the Cape Town Beat In Five Movements” (55 min., 2011) ganhou o prémio para o melhor documentário no TriContinental Film Festival em 2011.
“The Sound of Masks” faz parte do programa do Ciclo de Cinema do MFF 2019 que terá início a 14 de Outubro no Centro Cultural Franco Moçambicano.
O MFF 2019 irá decorrer de 10 de Outubro a 10 de Novembro.