CIÊNCIA & TECNOLOGIA
“Django Girls” chegam a Maputo com workshop de programação web para mulheres
Vai se realizar, pela primeira vez em Maputo, por iniciativa da organização “Django Girls”, um workshop de programação (focado em desenvolvimento web) para mulheres.
Nos últimos anos tem-se assistido, cada vez mais, a um debate sobre a importância da adopção das tecnologias digitais e, por ser um fenómeno global, tem sido também assinalado o facto das disparidades de género nesta indústria serem gritantes.
De acordo com um relatório recente, a taxa de penetração da internet em Moçambique é estimada em cerca de 9%, sendo que apenas 34% destes utilizadores são mulheres. Têm surgido, por isso, várias iniciativas para reduzir a disparidade de género e fornecer às mulheres um maior acesso às oportunidades que as tecnologias digitais trazem.
Em Moçambique, como mencionámos neste artigo, várias organizações têm estado a estimular o desenvolvimento de inovações tecnológicas locais e esta iniciativa vêm incrementar os esforços que têm sido feitos até agora.
Workshop da “Django Girls” em Nairobi (2016)
Como se pode ler no seu site, a “Django Girls é uma organização sem fins lucrativos e uma comunidade que empodera e ajuda mulheres a organizarem workshops de programação de um dia, grátis, através do fornecimento das ferramentas, recursos e apoio para a sua realização. Somos uma organização gerida por voluntários com centenas de pessoas a contribuir para trazer mais mulheres fantásticas para o mundo da tecnologia. Estamos a tornar a tecnologia mais acessível, criando recursos desenhados com empatia. Durante cada um dos nossos eventos, 30-60 mulheres criam as suas primeiras aplicações web usando HTML, CSS, Python e Django.”
O evento, com entrada gratuita, vai ter lugar no dia 7 de Abril, em Maputo, e é organizado por Cecília Tivir, Shazia Julaia, José Machava, Carina Benilde e Miwanda Lainissi, com o apoio da Muthiana Code, uma comunidade local de desenvolvedoras.
Inscrições para o evento podem ser feitas aqui.