A DistrictHive é uma empresa sediada em Portugal que desenvolve alojamentos de luxo autossustentáveis, controlados por inteligência artificial e geridos através de uma aplicação.
Baptizado Colony, este mini-hotel pode ser facilmente transportado e instalado em qualquer lugar. Os principais alvos são localizações e paisagens únicas, que até agora não estavam disponíveis para turismo.
O hotel é capaz de produzir água (a partir da humidade do ar exterior) e electricidade (através de energia solar), armazenando energia suficiente para quatro dias sem sol.
Sem qualquer tipo de canalização ou infraestrutura de saneamento, o Colony tem um sistema de esgotos próprio, que transforma o desperdício em cinzas, e a água de consumo é depois reutilizada para irrigação.
Garantindo acesso à internet, os hóspedes podem controlar tudo através da aplicação, desde a abertura de portas à iluminação, som, temperatura ambiente e dispositivos conectados. Outra possibilidade é a encomenda de comida.
A App mostra também informações sobre os recursos. Por exemplo, o consumo energético, a energia solar armazenada e a produção de água.
O primeiro alojamento está instalado em Gorafe, na província espanhola de Granada e o objectivo da District Hive é expandir este conceito para novas localizações em várias partes do mundo.