Disney desenvolve sistema de reconhecimento facial para ``ler`` as reacções dos espectadores de cinema
O sistema já foi testado em várias salas de cinema através da apresentação de filmes da Disney como o “Livro da Selva” ou o mais recente da série “Guerra das Estrelas”. Mas o sistema não vai permitir apenas fazer essa análise detalhada do comportamento individual de cada um dos espectadores. Ele vai igualmente conseguir prevêr, a partir da análise das reacções suscitadas durante os primeiros minutos de visionamento, de qual será o comportamento desse espectador no resto do filme.
Esta capacidade será muito importante pois irá possibilitar, na fase em que um filme é testado perante diferentes tipos de audiências – antes de ser estreado – proceder a remontagens, de acordo com os resultados obtidos, muito mais rápidas e eficientes. Mas a Disney considera que será até possível proceder a “reajustamentos”, em tempo real, de determinadas sequência de um filme (já em exibição nas salas) com base nessa análise inicial que o sistema fará da reacção dos espectadores.
Para a Disney, uma vez implementado este sistema nas salas de cinema, o objectivo será aplicá-lo também nos seus parques de diversões (como a Disneylândia) por forma a que as várias “atracções” que fazem parte do entretenimento durante uma visita possam “responder” de acordo com o perfil e a reacção detectada pelo sistema.