``Digital Imaginaries``: arte digital de África em exposição no ZKM - Center for Art and Media
Acaba de inaugurar no ZKM – Center for Art and Media, em Karlsruhe, na Alemanha, a exposição “Digital Imaginaries – Africas in Production“.
A exposição é o terceiro evento a ter lugar no âmbito de uma colaboração entre o ZKM – uma das maiores e mais influentes instituições, a nível mundial, no domínio d arte & tecnologia – e organizações do Senegal (o Afropixel Festival de Dakar e Kër Thiossane – Centro Independente de Arte Digital) e da África do Sul (o Wits Art Museum e o Fak’ugesi Festival of African Digital Innovation de Joanesburgo).
A colaboração decorreu ao longo de todo o ano de 2018 e foi estruturada em torno de três momentos principais: o primeiro, entre Fevereiro e Maio, passou pela organização de vários workshops e residências artísticas em Dakar que culminaram numa exposição, com o título “Digital Imaginaries: Non-Aligned Utopias“, que teve lugar durante a 6ª edição do festival Afropixel.
O segundo momento ocorreu em Joanesburgo, entre Julho e Setembro, e passou pela organização de uma exposição no Wits Museum (“Digital Imaginaries: Premonitions“) e de uma residência artística e exposição durante o Fak’ugesi Festival of African Digital Innovation cujo tema, este ano, foi “Tap Your Afro Source Code”.
O ponto de partida para este projecto foi o desejo de reflectir sobre os “imaginários digitais” contemporâneos tendo como premissa a ideia que o uso das tecnologias decorre de contextos históricos específicos os quais são marcados por assimetrias e paradoxos que devem ser questionados e debatidos.