Desde o início da actual crise que a agência Magnum vem publicando um Diário da Pandemia composto não só pelos trabalhos realizados pelos seus fotógrafos, um pouco por todo o mundo, como também por conversas e debates (como ocorreu recentemente entre Martin Parr e David Allen Harvey).
Entre as muitas séries fotográficas publicadas, uma das mais notáveis foi a realizada por Antoine d’Agata o qual, usando camâras térmicas, registou as ruas de Paris nos primeiros dias do isolamento decretado pelo governo francês.
A série serviu agora para ilustrar um interessante artigo Simon Schama publicado no jornal “Financial Times” (“Plague Time: What History Tells Us“).
Antoine d’Agata/Magnum
Nascido em Marselha (França) em 1961, Antoine d’Agata tornou-se, ao longo dos anos, num dos principais fotógrafos da Magnum. A sua obra (livros e exposições) tem obtido vários prémios e, desde 2005, Antoine d’Agata começou também a explorar o video com a curta “The World’s Belly” e, posteriormente, a longa-metragem “Aka Ana”, rodada em Tóquio. (Ver biografia aqui)