Designer Eduardo Aires analisa os desafios que se colocam à criação da identidade visual das cidades
O designer Eduardo Aires, que foi o responsável pela criação da nova identidade visual da cidade do Porto (Portugal),é um dos oradores convidados para a Conferência Internacional do MFF 2019.
Na sua apresentação durante a Conferência, Eduardo Aires reflecte sobre como realidades complexas – como é o caso das cidades – podem ser sintetizadas num símbolo.
A abordagem será feita a partir da apresentação de vários dos seus projectos que serão usados como “casos de estudo” os quais permitem exemplificar e explicar as suas ideias e conceitos relativamente ao Design Gráfico.
Eduardo Aires formou-se em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em 1987, ano em que começou a sua actividade de docente nessa instituição.
O trabalho multidisciplinar que o Estúdio Eduardo Aires tem desenvolvido tem sido objecto de amplo reconhecimento internacional. Entre os trabalhos premiados destaca-se, nomeadamente, o projecto da nova Identidade Visual para a Cidade do Porto.
Em anos recentes, Eduardo Aires tem sido convidado a participar em júris internacionais e a dar conferências sobre design em vários países do mundo. Para além dos inúmeros projectos que tem realizado, Eduardo Aires tem-se dedicado à criação de objectos únicos comercializados com a marca do seu Estúdio.
Eduardo Aires esteve recentemente em Maputo (Moçambique) onde deu um workshop no àmbito da iniciativa do MFF, em parceria com a plataforma Design Talk, de criação de uma Identidade Visual para a cidade de Maputo.
Para mais informação sobre esta e outras apresentações na Conferência do MFF ver aqui.