``DESIGN Talk``: uma iniciativa para pensar o design em Moçambique
Serão oradores Sérgio Langa (Comunicólogo, Docente e Pesquisador) e Cláudio Mungojo (Co-Fundador do KEETO-Estúdio Criativo e Docente Universitário). O debate será moderado por Dinho Lima (Fotógrafo, Jornalista e criador de conteúdos), de nacionalidade brasileira e com uma larga experiência na área da comunicação.
“Reticências do Design em Moçambique” é o título deste primeiro evento que contará, para além das palestras e do debate, com uma exposição e projecções videográficas.
Mas o que é o projecto “Design Talk”? De acordo com Adelium Castelo e Mélio Tinga, os responsáveis pela iniciativa, o projecto pretende ser “uma plataforma física e digital para a promoção de debates, pesquisa, inovação e criatividade sobre Design em Moçambique” capaz de contribuir “para a sua divulgação, dentro e fora do meio académico”.
O seu objectivo é também “estimular a produção científica” e “colaborar na divulgação de projectos inovadores a nível do design, em Moçambique e no mundo”.
Apesar de considerarem que “o Design em Moçambique é uma área profissional em franco desenvolvimento”, a verdade é que “apenas duas instituições de nível superior estão abertas à formação de designers, a nível profissional, ao contrário do habitual cenário de formação de “técnicos gráficos” e “manipuladores de softwares”, factor que deixa a maioria dos interessados na área, longe do conhecimento técnico, histórico e científico do Design” o que, de acordo com os promotores da iniciativa, gera “confusões conceituais sobre o que seria ou não Design, sobre o que o designer como profissional faz e que áreas o auxiliam na execução das suas actividades, sobre as diferenças entre publicidade e design, sobre as diferentes especialidades do design”.
Daí o terem lançado a iniciativa “DESIGN Talk” enquanto espaço para a “discussão sobre o Design, partilhando experiências e conhecimentos de diferentes profissionais, nacionais e internacionais, em torno do Design local e mundial”.