Design Indaba e Ikea anunciam parceria para colecção africana de design
Designers, arquitectos e criativos da África do Sul, Quénia, Senegal, Egipto, Angola, Costa do Marfim e Ruanda vão colaborar com as equipas da IKEA tendo em vista o lançamento, já em 2019, de uma série de produtos que serão mundialmente distribuídos pela empresa sueca.
Fazem parte do projecto – que vai ter o seu arranque oficial durante o Festival com a realização de uma reunião de trabalho com toda a equipa envolvida – nomes como os de Selly Raby Kane (Senegal), conhecida estilista que este ano é também a directora criativa do Festival, Christian Benimana (Ruanda), director do Mass Design Group, Hend Riad e Mariam Hazem (Egipto), criadores do atelier de design Reform Studio, Sindiso Khumalo (África do Sul), designer têxtil recentemente premiada em Itália, e Paula Nascimento, arquitecta angolana que foi co-responsável pelo Pavilhão de Angola na Bienal de Veneza (pode ver a lista completa aqui).
Selly Raby Kane (estilista e directora criativa do Design Indaba 2017)
Projecto do arquitecto Christian Benimana (Ruanda)
Hend Riad e Mariam Hazem/Reform Studio (Egipto)
Sindiso Khumalo (estilista, África do Sul)
Para a IKEA, esta parceria insere-se num conjunto de iniciativas que pretendem projectar a marca para um novo patamar, afirmando a sua vocação global e o desejo de se manter na vanguarda da inovação através do estabelecimento de ligações directas com criativos de todo o mundo. É nesta perspectiva que, nos últimos dois anos, a IKEA lançou colecções inspiradas por designers e arquitectos do Brasil e da India.
Simultaneamente, a IKEA está também a desenvolver uma série de projectos que procuram explorar “ideias não-convencionais” e, nalguns casos, pretendem encontrar “pontos de confluência” com as novas tecnologias digitais.
“Vimos, com grande interesse, que está a acontecer uma verdadeira explosão criativa em muitas cidades de África – refere Marcus Engman da IKEA – o que nos deixou curiosos e com vontade de aprender e colaborar com os designers e os criativos do continente”. Daí nasceu esta parceria com o Design Indaba que é considerada, por muitos, a mais dinâmica das plataformas criativas em África.
Para Ravi Naidoo, um dos fundadores do Design Indaba, a identificação com os princípios da IKEA – bem expressos, desde sempre, no objectivo de “democratizar o design” – e o facto da multinacional sueca ter uma total abertura “às ideias do exterior” criou uma “simetria perfeita” para a realização desta parceria.