``(DES)CONSTRUÇÕES``: exposição colectiva no MFF 2017
Com coordenação de João Roxo, Tavares Cebola e Géraldine Darpoux, a exposição irá ser inaugurada a 23 de Novembro, às 18h30, no espaço 16 Neto (Av. Agostinho Neto, 16).
No texto introdutório podemos ler:
“Maputo está a ferver de criatividade. Hoje, jovens designers, ilustradores, arquitectos, fotógrafos e criadores de áudio exploram o uso das ferramentas digitais nos seus processos criativos permitindo-lhes inovar e redefinir limites.
A rede urbana e a sua dinâmica alimentam estas novas criações. Articulados ao longo de uma série de sessões de brainstorming e trocas cognitivas intuitivas, os seus processos criativos desenvolveram um caminho metafórico traçado dentro da cidade. Estes artistas e as suas peças tornam-se interconectados permitindo-lhes traçar novas narrativas e expressar novas rotas.
Tanto ocultas como reveladoras, estas expressões oscilam entre o visível e o invisível, o objectivo e o imprevisível.
Esta exposição pretende reflectir sobre diferentes aspectos de Maputo, desde influências formais a significados mais intangíveis e dar espaço a novas formas e expressões dentro do cenário artístico local, projectando-o para o futuro. Trata-se de participar na construção da história das coisas que estão por vir”.
Criado em 2016, o 16Neto é um espaço criativo baseado em Maputo e uma plataforma colaborativa para vários tipos de projectos.
Para além de ser um espaço de trabalho partilhado para ONG’s, empresas sociais e indústrias criativas, o 16Neto hospeda a loja e ateliê Lana’s e um grupo semanal de entrega de vegetais orgânicos e organiza ainda eventos regulares como exposições de arte, projecções de vídeos, concertos, peças teatrais, etc.