A start-up britânica Dendra Systems desenvolveu uma solução para a reflorestação do planeta suportada por drones capazes de plantar 100 mil árvores por dia. Uma solução que promete ser 150 vezes mais rápida e 10 vezes mais barata do que os métodos tradicionais.
Sobrevoando os terrenos degradados, estes drones recolhem dados sobre o solo, os quais são analisados, através de inteligência artificial, para identificar as plantas, os animais e a área total ocupada. Depois disso, os drones plantam as sementes das futuras árvores de forma autónoma e simples: as sementes e os nutrientes são inseridos numa pequena bola biodegradável, que é lançada para o solo pelo drone.
Após a plantação, a start-up faz uma monitorização permanente dos terrenos, recolhendo, simultaneamente, os dados. Esta solução aérea é útil sobretudo em áreas de difícil acesso, como, por exemplo, zonas montanhosas. Focada em áreas atingidas pelos abate ilegal de árvores ou por incêndios florestais, a Dendra Systems tem a meta ambiciosa de plantar 10 mil milhões de árvores por ano, em todo o mundo. Neste momento, a solução já foi implementada em 11 países.