Debate no ``African Art in Venice Forum`` na Bienal de Veneza 2019 vai ser transmitido em tempo real
Criado em 2017, o “African Art in Venice Forum” surgiu com o objectivo de dar visibilidade à arte e aos artistas de muitos países africanos os quais, por muitas e variadas razões, não têm tido possibilidade de estar presentes na Bienal de Arte de Veneza em Itália. Na última edição da Bienal, por exemplo, apenas 8 países africanos tiveram capacidade para estar presentes com um pavilhão nacional próprio.
Pavilhão sul-africano na Bienal de Veneza
Na primeira edição do Forum participaram 75 oradores de 5 países do continente africano os quais tiveram, assim, a oportunidade de intervir em 20 sessões que, durante dois dias, mobilizaram mais de 1000 pessoas (curadores, galeristas, etc.) e permitiram aos diversos actores da cena artística de África partilhar ideias e projectos.
Este ano, a 2ª edição do Forum, que vai ter lugar entre 7 e 9 de Maio, pretende alargar ainda mais a possibilidade de um diálogo sobre a arte contemporânea de África e, deste modo, com o apoio da Sotheby, o Forum irá ser transmitido via livestream e, para além disso, será também gravado de modo a que os debates possam estar acessíveis mesmo para aqueles que não vão poder assistir à transmissão em directo.