De Marrakesh a Cape Town: os novos museus que vão abrir em 2017
A maior expectativa incide sobre o Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (Zeitz MOCAA) que deverá abrir as suas portas em Setembro deste ano em Cape Town, na África do Sul. “A última vez que uma museu desta dimensão abriu em África foi em 1892, quando se inaugurou o Egyptian Museum no Cairo” – afirmou Jochen Zeitz.
O museu vai ser o maior do mundo dedicado à arte contemporânea de África e irá albergar também a colecção de Jochen Zeitz. Em entrevistas recentes, tanto Jochen Zeitz como Mark Coetzee estão convictos de que este novo museu irá colocar, definitivamente, a arte contemporânea de África no mapa global.
Grande expectativa existe também em torno do museu dedicado ao estilista francês Yves Saint Laurent que irá abrir em Marrakesh (Marrocos) no último trimestre de 2017. Para além da colecção do próprio estilista (cinco mil peças de roupa, quinze mil acessórios e centenas de desenhos e figurinos) o museu irá ainda expôr o acervo da Fondation Pierre Berger.
A estrutura do museu ocupa cerca de 4 mil metros quadrados dos quais 400 metros quadrados são destinados à exposição permanente. Haverá ainda um espaço para exposições temporárias (150m2), um auditório com 130 lugares, uma livraria, um restaurante e um centro de investigação.