``Creative Producer Indaba``: um novo programa para formar produtores de cinema emergentes em África
O Realness Institute, o EAVE (European Audovisual Entepeneurs), o International Film Festival Rotterdam e o Sundance Institute anunciaram a criação do programa Creative Producer Indaba com o objectivo de contribuír para a formação dos produtores de cinema emergentes do continente africano.
De acordo com a revista “Variety“, a primeira iniciativa que irá ocorrer no âmbito deste novo programa será um workshop que terá lugar em Setembro de 2020, no Quénia, para o qual serão seleccionados 5 produtores do continente com projectos em desenvolvimento, 5 participantes ligados a instituições financeiras, governamentais e outras com conhecimento do contexto da produção cinematográfica em África e 5 profissionais experientes provenientes da Europa e da América do Norte.
A abertura do concurso para participar neste workshop deverá acontecer em Outubro deste ano. Um segundo workshop deverá ter lugar em Roterdão (Holanda) em Janeiro de 2021.
Os organizadores desta iniciativa esperam ainda que esta iniciativa ajude a criar uma rede pan-africana de produtores de cinema e contribua para dar à cinematografia de África uma presença mais forte nos mercados internacionais.