``Contact High : A Visual History of Hip-Hop``: livro e exposição celebram a história do Hip-Hop
Publicado no final do ano passado, o livro “Contact High : A Visual History of Hip Hop“, de Vikki Tobak, foi agora transformado numa exposição no Annenberg Space for Photography em Los Angeles (EUA).
A história do Hip-Hop tem sido amplamente documentada. Basta lembrar o livro de Jeff Chang, “Can’t Stop Won’t Stop“, que ganhou, em 2005, o American Book Award, ou mais recentemente, a série “Hip-Hop Evolution” na Netflix.
Vikki Tobak escolheu, porém, uma abordagem diferente. Enquanto jornalista na área musical, a carreira de Vikki Tobak levou-a a conhecer muitos dos fotógrafos que documentaram, ao longo dos anos, a cena e as figuras icónicas deste género musical e, por via disso, contribuíram para trazer o Hip-Hop para o primeiro plano do campo cultural.O seu livro centra-se, por isso, na produção destes fotógrafos (e no processo artístico envolvido) apresentando material inédito que resultou da pesquisa que efectou nos seus arquivos pessoais.
Na exposição agora inaugurada, os visitantes podem não apenas ver 140 trabalhos de 60 fotógrafos (que já tinham sido incluídos no livro) como mais 75 peças originais retratando figuras como Jay-Z, Kendrick Lamar e Kanye West no seu início de carreira. E, para além disso, há também um documentário – produzido pela Annenberg Foundation, em parceria com a Radical Media – no qual são entrevistados muitos dos fotógrafos cujos trabalhos estão patentes na exposição.
Para mais detalhes sobre o percurso de Vikki Tobak e o seu projecto pode ler aqui a entrevista que deu à revista Lens Culture. Sobre todo o projecto “High Contact” veja aqui.