Como um projecto de ``jornalismo cidadão`` no Sudão está a contribuír para mudar a paisagem mediática local
O relatório de actividades relativo ao ano de 2018 da Thompson Foundation – uma organização que ao longo de mais de meio século se tem dedicado à formação de jornalistas e à promoção de um jornalismo de qualidade em todo o mundo – mostra, através de inúmeros exemplos, como um pequeno número de formadores pode ter um impacto significativo no panorama mediático em muitas regiões do mundo, sobretudo naquelas com poucos recursos ou nas quais a liberdade de informação está sujeita a constantes ameaças e constrangimentos.
Em 2018, cem jornalistas-formadores ligados a diversos programas da Thompson Foundation, deram formação a 5.500 a jornalistas e cidadãos de 160 países do Médio Oriente, da América Latina, do Leste Europeu e da África subsaariana conseguindo, em muitos casos, lançar as bases de novos projectos e, através deles, mudar o panorama informativo local.
Um dos exemplos mais notáveis aconteceu no Sudão. Como sublinha Helen Scott, responsável do Sudan Media Capacity Building Project, o trabalho efectuado, permitiu formar 700 pessoas dando-lhes conhecimentos não apenas nas áreas tradicionais da comunicação (imprensa, rádio, televisão) mas especialmente em como usar as novas tecnologias de comunicação (smartphones, web, redes sociais, etc.).
O projecto começou com a formação de apenas 3 pessoas – Rania Haroun, Salah Nasser and Wael Jamal Addeen – as quais, de seguida, foram responsávies pela organização de dezenas workshops onde puderam partilhar os conhecimentos recebidos. Foram muitos dos participantes destes workshops – que incluíram não apenas jornalistas interessados em adquirir conhecimentos na área do “jornalismo móvel” mas também cidadãos empenhados em desenvolver projectos de “jornalismo cidadão” – que foram responsáveis, por exemplo, por dar a conhecer ao mundo (sobretudo através do uso de smartphones e das redes sociais) a agitação social e política que recentemente marcou a vida no Sudão.
Pode ler o relatório completo das actividades da Thompson Foundation em 2018 aqui.