Se dúvidas houvesse, bastaria ir a #VanLife no Instagram para perceber a dimensão que este movimento atingiu nos últimos anos. Na verdade, são cada vez mais aqueles que decidiram adoptar um estilo de vida “móvel”.
E independentemente de referências literárias (“Pela Estrada Fora”, de Jack Kerouac) ou cinematográficas (“Ao correr do Tempo”, de Wim Wenders), o facto é que a escala do movimento #VanLife levou já alguns constructores automóveis, como a Nissan ou a Volkswagen a investirem no design de modelos especificamente orientados para este novo segmento de mercado.
Num artigo dedicado ao tema, a revista Fast Company, sublinhava que no recente certame Madrid International Auto Show, a Nissan declarou que dois modelos em exposição, o NV300 e o e-NV200, tinham sido desenhados tendo em mente este novo movimento. E enquanto a Volkswagen apostou forte no modelo Grand California a Mercedes-Benz exibiu aquela que é considerada uma das melhores propostas no actual mercado: o Winnebago Revel.
Em torno do movimento #VanLife surgiram, entretanto, inúmeras empresas que apostam na adaptação e customização de carrinhas e caravanas automóveis e, para além de incontáveis blogues e livros, existe já uma revista especializada – a VanLife Magazine – para todos aqueles que procuram um estilo de vida alternativo.