O cineasta moçambicano Pedro Pimenta foi convidado para ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
Com este convite, Pimenta será o primeiro moçambicano membro da prestigiada academia fundada em 1927, em Los Angeles, Califórnia.
Pedro Pimenta faz parte das 928 personalidades convidadas esta segunda-feira para se juntarem à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que todos os anos vota os Óscares.
Após os 683 convites endereçados em 2016 e os 774 do ano seguinte, esta é a terceira vez consecutiva que a Academia reforça o número personalidades a integrarem a instituição.
Trata-se de uma aposta na promoção da diversidade e carácter internacional da organização após as críticas intensas que recebeu nos últimos anos por causa da sua composição, culminando no protesto #OscarsSoWhite.
Do continente africano, para além de Pedro Pimenta, foram também convidados Danai Gurira (Zimbabwe), Tendeka Matatu (África do Sul), Mohamed Siam (Egipto) e Femi Odugbemi (Nigéria).
Entre os novos membros contam-se também os brasileiros Alice Braga (actriz), Maria Augusta Ramos (realizadora) e o músico Carlinhos Brown.
Pode ver a lista completa dos novos membros aqui.