Cientistas desenvolvem implante cerebral pioneiro que traduz pensamentos em palavras
Cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, alcançaram um marco histórico e pioneiro na chamada neuro-prostética: capacitar um homem que não consegue falar a gerar respostas apenas com a mente. O resultado foi possível graças ao uso de um implante cerebral que descodifica frases completas da actividade cerebral do paciente.
O implante cerebral foi testado num homem de cerca de30 anos, que sofreu um derrame cerebral na adolescência o qual o deixou incapaz de falar. Os pesquisadores primeiro implantaram cirurgicamente um conjunto de electrodos de alta densidade sobre o córtex motor da fala do paciente, antes de ligar o implante a um computador através de uma “porta” em sua cabeça.
No total, o teste durou 22 horas. ao longo de vários meses, e foi totalmente gravado pela equipa de pesquisadores enquanto o paciente tentava dizer uma lista de 50 palavras comuns. A lista incluía palavras como “água”, “família” e “bom”, a partir das quais mais de 1.000 frases poderiam ser geradas.
O paciente foi proferindo diferentes frases curtas. compostas por essas 50 palavras, as quais foram sendo descodificadas e transferidas dos seus sinais cerebrais para o ecrã de um computador.
A etapa final do teste envolveu perguntas e respostas. Ao perguntar ao paciente “Como você está hoje?”, ele conseguiu responder “Estou muito bem”. Segundo os cientistas, esta é a primeira vez que a actividade cerebral de uma pessoa paralisada foi descodificada em palavras e frases completas.