A informação foi avançada por um responsável do Banco Popular da China durante a conferência China Finance 40 Forum: a China está muito perto de lançar a sua própria moeda digital tornando-se, assim, o primeiro país do mundo a fazê-lo. De acordo com várias fontes, este lançamento passará por uma fase inicial de testes nas cidades de Shenzhen e Suzhou.
De acordo com Mu Changchun, subdirector do departamento de pagamentos do Banco Central chinês, em declarações à Bloomberg, a moeda digital da China servirá apenas para substituir notas e moedas e não para operações de crédito, o que poderia ter impacto na política monetária.
A Bloomberg escreve que, em vez de ser uma moeda digital descentralizada com base na tecnologia blockchain (que é utilizada, por exemplo, na bitcoin), a criptomoeda chinesa deverá dar ainda mais controlo a Pequim sobre o seu sistema financeiro.
De acordo com as patentes registadas pelo Banco Central, os consumidores e as empresas terão de fazer o download de uma carteira digital e aí trocar os seus yuans por dinheiro digital.
É através dessa mesma aplicação, já com dinheiro digital, que os utilizadores farão e receberão pagamentos. Desta forma, o Banco Central chinês poderá saber em tempo real o rastro de todo o dinheiro à medida que este muda de mãos.
Para mais informação ler aqui.