Chimurenga, jazz e marimba: 3 reedições históricas de música da África do Sul, Zimbabwe e Eswatini
Três editoras acabaram de lançar, em Dezembro passado, álbuns e compilações históricas de música produzida nas décadas de 60, 70 e 80 na África do Sul, Zimbabwe e Eswatini (antiga Suazilandia).
- Hallelujah Chicken Run Band – Take One
Chimurenga (palavra que signfica “luta” em lingua shona) foi taqmbém a designação que foi dada ao género musical que marcou a luta pela independência do Zimbabwe na década de 70 do século passado. Entre os perscursores deste género destacou-se o grupo Hallelujah Chicken Run Band criado pelo jovem trompetista Daram Karanga.
Take One , lançada pela editora Analog Africa, reúne alguns dos melhores trabalhos do grupo recuperando assim uma série de músicas que se tinham tornado praticamente inacessíveis às novas gerações.
2. Ibrahim Khalil Shihab Quintet – Spring
Em 1968, Ibrahim Khalil Shihab, que já se tinha tornado um nome marcante da cena musical jazzistica da Cidade do Cabo, grava o seu primeiro álbum, intitulado Spring, acompanhado pelo seu quinteto e tendo como convidado especial o saxofonista Winston “Mankunku” Ngozi. O disco teve uma reedição mas, entretanto, a maior parte do material desapareceu. As principais faixas “reapareceram” em meados dos anos 90 no álbum Yakhal’Inkomo de Mankunku.
Agora, a editora britânica Matsuli Music recuperou e restaurou as criações originais de Ibrahim Khalil Shihab e relançou o álbum String.
3. Azumah – Long Time Ago
A banda Azumah surgiu na década de 80 e a sua formação original combinava um grupo de músicos e dançarinos do Soweto (África do Sul) com o artista e construtor de instrumentos tradicionais Smiles Mandla Makama originário da Suazilândia (actual Eswatini).
Em 1985 lançam o álbum Long Time Ago cuja música – que combina espirituais negros, mbiras e marimbas e uma poética politicamente engajada – se torna objecto de perseguição pelo regime sul africano e obriga Smiles Mandla Makama a exilar-se na Europa.
O álbum original foi recuperado e relançado agora pela Nyami Nyami Records.