Depois da India, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos e Canadá, também o México acaba de inaugurar uma estrada entre as cidades de Irapuato e Cuerámaro que é feita à base de plástico reciclado. A iniciativa partiu do Ministério das Comunicações e Transportes e na construção da estrada foram utillizadas 1,7 toneladas de plástico reciclado. O projecto foi desenvolvido pela Dow.
A India tem sido a pioneira na construção deste tipo de estradas seguindo um processo desenvolvido por Rajagopalan Vasudevan, professor de química na Universidade de Engenharia de Thiagarajar, na cidade de Madurai.
O processo de Vasudevan consiste em espalhar fragmentos de plástico picado sobre pedras quentes, formando um revestimento fino, uma espécie de primer. Só depois é que é adicionado ao betume, fazendo uma forte ligação.
Até o momento, o método foi aplicado em cerca de 100 mil quilómetros de estrada na Índia. Em novembro de 2015, o Ministério dos Transporte Rodoviários tornou obrigatória a construção de estradas a partir de resíduos plásticos na maioria das áreas urbanas. No entanto, o processo ainda está a dar apenas os primeiros passos.
Vários projectos similares tê vindo a ser desenvolvidos no Reino Unido, Austrália e Canadá pela MacRebur Plastic Roads Company. De acordo com Toby McCartney, da MacRebur, as estradas de plástico desenvolvidas pela empresa são 60% mais fortes do que as estradas tradicionais e os testes conduzidos em laboratório mostram que estas estradas podem durar até três vezes mais do que as estradas convencionais.