A Tunísia acaba de lançar o seu primeiro satélite tornando-se, assim, no primeiro país do Norte de África e o sexto no continente a fabricar e lançar o seu próprio satélite.
Designado Challenge One, o satélite foi desenvolvido por uma equipa de engenheiros da TelNet, empresa de telecomunicações tunisina, e lançado a partir do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão.
De acordo com o AfricaNews, a TelNet tem como objectivo lançar, nos próximos três anos, um total de 20 satélites. O Challenge One irá não só permitir melhorar a conectividade da internet no país como desenvolver as suas capacidades no domínio da IOT (Internet of Things).
Este lançamento acontece num momento em que países do continente como a África do Sul, o Egipto, o Gana, o Quénia e o Uganda vêm intensificando a sua aposta nas tecnologias espaciais.
Segundo o website Space in Africa, o mercado espacial africano está neste momento avaliado em 7 biliões de dólares/ano sendo a expectativa de que venha a crescer 40% nos próximos 5 anos.