Centro de Investigação Artística HANGAR edita livro sobre a arte contemporânea de Moçambique e a sua diáspora
“Atlântica: Contemporary Art from Mozambique and its Diaspora” é um livro sobre a arte contemporânea de Moçambique e a sua diáspora. Reúne imagens das obras de 14 artistas visuais e ensaios teóricos de curadores e estudiosos.
Tendo em conta a produção artística do novo milénio em Moçambique, esta obra reflecte distintas histórias e visões artísticas, a par de uma grande variedade de formatos e géneros de escrita, espelhando igualmente a diversidade de origens dos seus autores.
As práticas da arte contemporânea que têm surgido e se desenvolveram no país são em si ferramentas de resistência e rebelião. Como tal, centrais para as estratégias de descolonização que os artistas usaram para entender, analisar e resistir ao impacto socioeconómico dos eventos quotidianos e das suas próprias realidades pessoais.
O livro inclui obras de Maimuna Adam, Filipe Branquinho, Jorge Dias, Ângela Ferreira, Gemuce, Eurídice Kala, Camila Maissune, Gonçalo Mabunda, Mário Macilau, Celestino Mudaulane, Félix Mula, Eugénia Mussa, Marilú Námoda e Mauro Pinto
Os ensaios foram escritos por Storm Janse Van Rensburg, Raquel Schefer, Álvaro Luis Lima, Alda Costa, Drew Thompson, António Pinto Ribeiro, Ana Balona de Oliveira, Afonso Dias Ramos, Nomusa Makhubu, João Silvério, Maria do Mar Fazenda, Rui Assubuji, Nkule Mabaso, Paula Nascimento, Dellinda Collier, Azu Nwagbogu e Sihle Motsa.
A edição é da HANGAR – Centro de Investigação Artística.