Centro cultural no Senegal ganha prémio internacional de arquitectura
Concebido pela japonesa Toshiko Mori, o projecto do centro cultural foi desenvolvido em parceria com a Josef and Anni Albers Foundation e a associação sem fins lucrativos American Friends of Le Korsa.
O centro tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento da comunidade local – sobretudo através de programas de apoio às escolas da região – mas tem também o propósito de estimular as actividades criativas e culturais através da organização de eventos e, em particular, de residências artísticas.
Desde que abriu o centro já organizou algumas residências artísticas e um Festival, no qual participaram, para além de membros das comunidades locais, vários artistas contemporâneos de Hip Hop.
O Thread alberga também uma biblioteca, um espaço dedicado a actividades desportivas para os jovens e uma área tecnológica de apoio à comunidade.
O prémio do AIA pretendeu distinguir a qualidade técnica, a escolha dos materiais utilizados, a sua inserção na realidade local e a estética do edificado. Um dos pontos assinalados pelo júri foi a capacidade que o projecto teve em dotar a estrutura de soluções que permitem não apenas uma perfeita adequação às condições climáticas da região mas sobretudo o esforço feito no sentido de contribuir para a melhoria de vida das populações (por exemplo, o desenho da cobertura dos edificios está feito de molde a facilitar o aproveitamento das águas das chuvas que são recolhidas em reservatórios e depois disponibilizadas às comunidades).