Foi em 1919 que foi fundada em Weimar (Alemanha) a Bauhaus, considerada, por muitos, como a escola de arquitectura, arte e design mais influente de sempre. Para celebrar os cem anos da sua criação, o ano de 2019 irá ficar marcado por um extenso programa de iniciativas ( e não apenas na Alemanha) entre as quais se destaca a abertura de dois novos museus.
O primeiro a inaugurar, no próximo dia 6 de abril, será o Museu Bauhaus Weimar, projectado pela arquitecta Heike Hanada. A exposição de abertura intitula-se “Bauhaus Comes from Weimar”, e inclui mais de 1.000 objetos da colecção Bauhaus com destaque para o famoso bule de Marianne Brandt, as cadeiras de Marcel Breuer, os quadros de Paul Klee e Lyonel Feininger e o mobiliário de Mies van der Rohe.
A 8 de Setembro será inaugurado o Museu Bauhaus na cidade de Dassau. Esta é a cidade que alberga o mítico edifício-sede da Bauhaus, concebido pelo seu fundador, o arquitecto Walter Gropius, e a Casa dos Mestres, uma colónia de artistas onde viviam e trabalhavam os seus professores entre os quais se contavam Paul Klee e Wassily Kandinsky.
Para ficar a conhecer o programa detalhado das dezenas de iniciativas que terão lugar ao longo do ano veja aqui.