Sara Carneiro, artista visual portuguesa a residir em Moçambique, vai estrear no MFF 2021 o seu novo trabalho: Capítulo Dois: Dominação. A apresentação terá lugar no Teatro Scala, em Maputo, a 4, 5 e 6 de Novembro.
Após o lançamento do seu primeiro filme Capítulo Um: A Chegada, Sara Carneiro apresenta Capítulo Dois: Dominação uma continuação da reflexão sobre a História colonial Portuguesa.
Este segundo filme pretende expôr o processo de dominação durante a expansão europeia. Ao apresentar composições visuais de elementos simbólicos, Sara faz alusão a instrumentos chave de repressão colonial como a violência, a religião, a exploração de recursos e ocupação de território.
A branquitude torna-se um ponto central e entrelaça-se com questões identitárias onde a artista usa a sua própria imagem como veículo de questionamento do status-quo e de sistemas de hierarquia racial.
Mantendo as qualidades experimentais, abstractas e sensoriais características da prática artística de Sara, Capítulo Dois: Dominação demarca um tom sombrio e tenso que visa criar espaço de crítica e de reconhecimento de estruturas e padrões construídos no período colonial Europeu e que continuam a ser perpetuados até aos dias de hoje.
Toda a informação sobre o programa do MFF 2021 aqui.