Cape Town vai participar na 2ª edição da iniciativa internacional Refugee Food Festival
Em 2013, Marine Mandrila e Louis Martin criaram a iniciativa Food Sweet Food com o objectivo de juntar e aproximar pessoas de todas as partes do mundo através de “experiências culinárias”. O projecto evoluiu rapidamente para um movimento com aderentes nos quatro cantos do planeta.
A mais recente iniciativa surgiu no ano passado com a criação do Refugee Food Festival, um projecto ao qual aderiram inúmeras cidades e teve o apoio da UNHCR (a organização das Nações Unidas para os refugiados).
A ideia base era contituír, em cada cidade, uma rede de restaurantes que, durante o periodo do festival, abrissem a sua cozinha a um chef refugiado o qual seria responsável pela organização (e execução) de um menú que reflectisse a gastronomia do seu país de origem.
O objectivo principal desta iniciativa – que vai ter a 20 deJunho deste ano a sua segunda edição – é contribuir para uma mudança na percepção que as populações das cidades aderentes têm dos refugiados e contribuír para a sua integração profissional.
A edição de 2019 conta já com a adesão de 15 cidades sendo, até ao momento, Cape Town, na África do Sul, a única do continente africano envolvida na iniciativa, o que acontece pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, oito restaurantes de Cape Town e 13 chefs refugiados residentes na cidade participaram no Refugee Food Festival.
Para mais informações sobre o Festival veja aqui.